




10 às 12 h
MESA REDONDA 03
TROCAS HISTORIOGRÁFICAS E CONEXÕES REGIONAIS NA HISTÓRIA DA REPÚBLICA
Coordenador: Prof. Dr. José Luís Honorato Lessa (Universo)

Niterói e seu porto (1927-1945)
%2022_09_11_b7de63be.jpg)
Profª. Drª. Mônica de Matos Teixeira D'Assumpção
(UFF)
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2002), Pós-graduada em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-2003), Pós-graduada em Empreendedorismo na Universidade Cândido Mendes (UCAM-2002), Pós-graduada em Administração Publica pela Universidade Federal Fluminense (UFF/FESP-2004) , Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF-2007) e Graduada em História, bacharelado e licenciatura (UERJ-2015). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD/UFF-2016). Doutora em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2022). Atualmente realizando Pós Doutorado na Universidade Federal Fluminense - PPGH/UFF, como pesquisadora, no Laboratório POLIS
O legado do Projeto Montes Claros e as tecituras de uma cultura antimanicomial para as cidades na região norte de Minas Gerais.
%2020_47_16_873d520a.jpg)
Prof. Dr. Lucas Tavares Honorato
(UFF)
Professor, educador e geógrafo. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (POSGEO/UFF). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Posicionado no campo da Geografias Sociais Críticas. Tem como referência ética e política; decolonialidade; interseccionalidades; antimanicomialidade; convivialidade. Pesquisador em políticas públicas e planejamento territorial, urbanismo e Direito à Cidade, saúde pública e coletiva, atenção psicossocial, educação profissional em saúde, arte e cultura, e cartografia. Consultor e assessor técnico em projetos junto a instituições internacionais (BID; Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS/OMS), atuando em estudos de impacto, mapeamentos e diagnósticos sócioterritoriais e planejamento estratégico, geotecnologias e analise espacial e de dados. Integra o Núcleo de Pesquisa do Programa Aprendiz Musical (IMMuB-SEXEC/PMN) e os grupos de pesquisa "Desinstitucionalização, Políticas Públicas e o Cuidado" (EPSJV/Fiocruz) e "POLIS - Laboratório de História Econômico-Social" (UFF). É angoleiro, arteiro, compositor e poeta. Representante do Coletivo Cultura Reticências e co-fundador do coletivo Balumuka - Por uma palhaçaria preta, favelada e ancestral.
A importância das pesquisas sobre história local e regional nos debates do Brasil Republicano diante da expansão e interiorização das universidades
Professor Adjunto de História na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando no Curso de Licenciatura em História e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), ambos sediados no Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba. Possui Licenciatura em História pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (2006), Mestrado em História Social pela UERJ (2009) e Doutorado em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV (2015). Realizou estágio de Pós-Doutorado pelo Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, com financiamento da FAPERJ (2015-2018).Principais áreas de interesse e atuação: ensino de história, história social do trabalho (rural e urbano), história do Brasil, história contemporânea, história global, história local, educação patrimonial, história política, história dos movimentos sociais e história da (i)migração. Pesquisador do Laboratório de Estudos da História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), do Laboratório de Pesquisa em Política, História, Identidades, Cultura e Contemporaneidade (LAPHIC) e do Núcleo de Pesquisa em Cidade, Memória e Patrimônio (NUPECIMP). Atuou como Coordenador Acadêmico Local do PROFHISTÓRIA-UESPI (2019-2022), Coordenador do Curso de Licenciatura em História da UESPI-Parnaíba (2023-2024), Coordenador do GT Estadual Mundos do Trabalho Piauí (2020-2022) e membro da Coordenação Nacional do GT Mundos do Trabalho / Diretoria da Associação Nacional de História do Trabalho (ANaHT), na função de Tesoureiro (2023-2024).
%2016_51_57_33b249a6.jpg)
Prof. Dr. Felipe Augusto Ribeiro dos Santos
(UESPI)