




14 às 17 h
MESA REDONDA 02
REDES E FLUXOS: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA, SOCIAL E FINANCEIRA DO BRASIL IMPÉRIO
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Vitória Schettini (Universo/FASM)
%2019_24_53_591455f0.jpg)
Redes sociais e análise histórica:
reflexões metodológicas
%2021_28_23_0a6e650e.jpg)
Prof. Dr. Mateus Rezende
de Andrade
(UFJF)
Professor do Departamento de História e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador do Laboratório de História Econômica e Social (LAHES/UFJF). Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Viçosa (2012), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Foi pesquisador associado em estágio de pós-doutorado no Department of History, College of Arts, University of Guelph, Canada. Atuou como historiador da Gerência de Patrimônio Imaterial e da Diretoria de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. No Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi professor na área de Patrimônio e Arquivos Históricos em Minas Gerais. Pesquisador com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia histórica; economia e população; demografia histórica; história da família; sociedades escravistas; análise de redes sociais; mobilidade social; hierarquias e desigualdades; geografia histórica; história do espaço.
Redes, compadrio e hierarquia social na fronteira sul do Brasil escravista (século XIX)
%2018_20_09_8c188741.jpg)
Prof. Dr. Luís Augusto
Farinatti
(UFSM)
Professor Associado do Departamento e do Programa do Pós-Graduação História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França. Possui mestrado História do Brasil pela PUCRS e graduações em História e em Direito pela UFSM. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM (2017-2019). Foi professor visitante na Universidade de Buenos Aires, na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na Universidad Nacional de Mar del Plata. É membro do conselho consultivo da Revista Brasileira de História (RBH-ANPUH) e da Revista História UNISINOS. Desenvolve pesquisas sobre a História do Brasil do século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: história agrária, hierarquias sociais, história da família, fronteira e história urbana.
Jogo contínuo de numerosas molas:
finanças, infraestrutura e fluxos dos correios no Brasil,
c. 1850 - 1865
%2011_13_18_3a65bce2.jpg)
Perola Goldfeder
(UNIFESP/UEMG)
Possui doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo - USP (2021), mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2008). Em 2018, Realizou estágio de pesquisa no exterior (sandwich) na Universidade de Columbia (Nova York - EUA) com financiamento FAPESP (projeto 2018/03712-5). Foi ganhadora do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2021, com a monografia intitulada "Em torno do Trono: a economia política das comunicações postais no Brasil do século XIX". Atualmente é professora dos Departamentos de História da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Campus Campanha. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica e História das Comunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: mundialização das comunicações postais no Longo Século 19; infraestrutura e fluxos de comunicação e transporte; formação da burocracia e do estado monárquico constitucional brasileiro.