top of page

14 às 17 h

MESA REDONDA 02
REDES E FLUXOS: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA, SOCIAL E FINANCEIRA DO BRASIL IMPÉRIO

 

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Vitória Schettini (Universo/FASM)

Imagem do WhatsApp de 2025-08-06 à(s) 19.24.53_591455f0.jpg

Redes sociais e análise histórica:

reflexões metodológicas

Imagem do WhatsApp de 2025-08-06 à(s) 21.28.23_0a6e650e.jpg

Prof. Dr. Mateus Rezende 

de Andrade

(UFJF)

Professor do Departamento de História e da Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador do Laboratório de História Econômica e Social (LAHES/UFJF). Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Viçosa (2012), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Foi pesquisador associado em estágio de pós-doutorado no Department of History, College of Arts, University of Guelph, Canada. Atuou como historiador da Gerência de Patrimônio Imaterial e da Diretoria de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. No Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, foi professor na área de Patrimônio e Arquivos Históricos em Minas Gerais. Pesquisador com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia histórica; economia e população; demografia histórica; história da família; sociedades escravistas; análise de redes sociais; mobilidade social; hierarquias e desigualdades; geografia histórica; história do espaço.

Redes, compadrio e hierarquia social na fronteira sul do Brasil escravista (século XIX)

Imagem do WhatsApp de 2025-08-06 à(s) 18.20.09_8c188741.jpg

Prof. Dr. Luís Augusto

Farinatti

(UFSM)

Professor Associado do Departamento e do Programa do Pós-Graduação História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França. Possui mestrado História do Brasil pela PUCRS e graduações em História e em Direito pela UFSM. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFSM (2017-2019). Foi professor visitante na Universidade de Buenos Aires, na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na Universidad Nacional de Mar del Plata. É membro do conselho consultivo da Revista Brasileira de História (RBH-ANPUH) e da Revista História UNISINOS. Desenvolve pesquisas sobre a História do Brasil do século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: história agrária, hierarquias sociais, história da família, fronteira e história urbana.

Jogo contínuo de numerosas molas:

finanças, infraestrutura e fluxos dos correios no Brasil,

c. 1850 - 1865

Imagem do WhatsApp de 2025-08-06 à(s) 11.13.18_3a65bce2.jpg

Perola Goldfeder

(UNIFESP/UEMG)

Possui doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo - USP (2021), mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2012) e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2008). Em 2018, Realizou estágio de pesquisa no exterior (sandwich) na Universidade de Columbia (Nova York - EUA) com financiamento FAPESP (projeto 2018/03712-5). Foi ganhadora do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa 2021, com a monografia intitulada "Em torno do Trono: a economia política das comunicações postais no Brasil do século XIX". Atualmente é professora dos Departamentos de História da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Campus Campanha. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica e História das Comunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: mundialização das comunicações postais no Longo Século 19; infraestrutura e fluxos de comunicação e transporte; formação da burocracia e do estado monárquico constitucional brasileiro.

SOBRE NÓS

O Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Salgado de Oliveira têm como área de concentração a temática Sociedade e Movimentos e possuí duas linhas de pesquisa: “Sociedade, movimentos populacionais e de culturas” e “Política, Movimentos Sociais e Memória”.

O PPGH busca atender as demandas do nosso tempo e as diversidades teórico-metodológicas, com ´na área “Sociedade e Movimentos”. A articulação desses dois campos permite, a partir de seus desdobramentos nas linhas de pesquisas, analisar aspectos variados do processo de construção do conhecimento histórico, identificando tanto suas regularidades quanto suas mudanças e, principalmente, apontando para a complexidade dos variados fenômenos sociais em espaços e temporalidades diversas.

O binômio homem/sociedade é apreendido nos seus múltiplos âmbitos, seja econômico, político e cultural, permitindo a associação de diferentes olhares sobre a existência coletiva, nos mais diversos recortes, buscando compreender seus aspectos constitutivos e transformadores.

Outra possibilidade é a relação estabelecida com a demografia histórica a fim de se divisar padrões comportamentais e identificar fenômenos coletivos em diferentes temporalidades.

Logo universo.png

O curso de Licenciatura em História do Departamento de Educação a Distância da Universidade Salgado de Oliveira busca formar profissionais dotados de espírito crítico, capazes de atuar na Educação Básica associando o ensino e a pesquisa, exercendo domínio dos conteúdos e interação adequada entre teoria e prática – no que se refere aos conhecimentos didático-pedagógicos e à transposição didática dos saberes acadêmicos –, conhecimento das diversas correntes historiográficas e capacidade de produzir o conhecimento histórico.

O profissional formado em História, geralmente, trabalha em escolas públicas ou privadas como professor dos níveis Fundamental e Médio de Ensino. O curso da Universo objetiva também, de forma básica, preparar profissionais capazes de atuar em nichos do mercado como arquivos públicos e privados e demais instituições nas quais se realizem pesquisas ligadas ao patrimônio artístico, cultural e à cultura material e imaterial.

 

É possível também ao licenciado em História atuar nos meios de comunicação de massa, em assessorias culturais e políticas e em áreas de modo geral ligadas à reunião e preservação da informação, além das áreas de turismo histórico/cultural e educação patrimonial.

Conheça o Corpo Docente

do PPGH Universo

Na frente, Prof.ª Dr.ª Gisele Nicolau.

Na primeira fila, da esquerda para a direita, Prof. Dr. Fernando Rodrigues, Prof. Dr. Jayme Ribeiro, Prof.ª Dr.ª Vivian Zampa, Prof.ª Dr.ª Marcia Amantino.

Na fila de trás, da esquerda para a direita, Prof. Dr. Vinicius Maia Cardoso, Prof. Dr. Diogo Silva, Prof. Dr. Rafael Laguardia, Prof.ª Dr.ª Vitória Schettini, Prof.ª Dr.ª Adriana Gomes, Prof. Dr. José Luís Honorato e Prof.ª Dr.ª Cláudia Mesquita. ​

bottom of page